<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 01, 2004

Terrorismo Vs Terrorismo 

A aceitação do terrorismo não podia ser mais aberta à interpretação. As justificações para esta guerra de guerrilha assentam na necessidade de expulsar os invasores de uma área que não lhes pertence. Só que neste caso não lhe chamamos terrorismo, chamamos-lhe resistência. A resistência que resulta em danos para nós, chama-se terrorismo.
Os franceses durante a ocupação NAZI, os holandeses, todos eles heróis.
Os árabes contra a política de intervenção INTERNACIONAL, todos eles monstros.
Ataques contra civis, isso é guerra. São atrocidades reconhecidas pelos próprios atacantes, mas na sua perspectiva, retaliações justificadas numa guerra invisível, que só ganha brilho quando são os "maus" a atacar.
O terrorismo nunca morrerá. Porque nunca pensaremos todos de igual.
Haverão sempre contas a ajustar, nunca o equilíbrio será atingido.
A guerra contra o terrorismo é uma guerra utópica. A crença bem entrincheirada na cabeça republicana americana de que se matarmos o ditador, nunca outra se arriscará a erguer. No entanto o que mais vemos são líderes a surgir. Menos pessoas com laços a um líder a actuar sobre os interesses americanos. Indistintos. Misturados. Letais. Invisíveis.
Qualquer pessoa, já o disse, com a motivação certa pode ser um assassino.
Podemos comparar a guerra de Bush a tentar descobrir de onde vem a fuga enquanto se cava ao largo do oceano. Sempre mais fundo, sempre mais água, sempre mais enterrados, mais absortos de perspectiva para além do buraco onde se enfiaram.
O terrorismo é resistência à intromissão. Nem sempre o conseguiremos explicar.
Nem sempre terrorismo será o seu nome.


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker