<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, agosto 25, 2004

8º Pecado - A Culpa 

Ainda antes de surgirem as regras que levavam à punição, já o controlo das acções se executava através do incutir do sentimento de culpa nas pessoas, para que fossem elas a punir-se, ainda antes da concretização do acto, evitando-o muitas vezes.
Este sistema vem a evoluir desde então, desviando-se do seu intento original e passando a servir mais como um instrumento de contenção, direcção e controlo das massas. Escusando-se no entanto de responsabilidades encriminatórias, uma vez que é dada ao sujeito uma escolha entre várias situações, ainda que nenhuma delas o favoreça por completo. Desta maneira, graças à ilusão da escolha deliberada, o instrutor controla e o pobre diabo serve. Entre as más escolhas, escolher a menos terrível não é uma decisão tranquila. O sentimento de culpa pela escolha a que foi obrigado, combinado ou não com outros factores induz a um estado de depressão causado pela sensação de impotência, que mais tarde fará esta pessoa mais fácil de manipular.
Culpa... Manipulação...
A culpa pode vir do próprio, mas de onde veio a culpa para dentro de nós senão pela sociedade que nos educou? Nunca se viu um animal com sentimentos de culpa. Curioso como os donos chegam a casa e esfregam o nariz do animal em urina, quando é perfeitamente claro que os cães não fazem ideia porque raio estão a ser punidos. Pretende-se impôr o sentimento de culpa aos animais, veja-se só se não somos inteligentes e racionais...!
Há uma diferença entre culpa e receio das consequências, em culpa punimo-nos nós, as consequências cobram-nas os outros.


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker