<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 29, 2004

Deja Vu 

Não investiguei nada disto, por isso se tiver erros paciência, é apenas uma teoria!
Deja vu é o termo francês utilizado para descrever situações pelas quais passamos e ficamos com a sensação de que já foram vividas anteriormente. Dizem os transcendentais que resulta de recordações de vidas passadas, situações vividas quando eramos nós antes de sermos nós.
Visto que vivemos no mundo real e não ilusório, precisamos de explicações um pouco mais fundamentadas que a teoria da encarnação, que não é da autoria do paranoide que edita este blog, como tal, é por ele refutada.
Sem entrar em termos mais científicos, é defendido por uma série de neurologistas e psiquiatras que a memória a curto prazo (que usamos para decorar um pedido num restaurante) e a memória a longo prazo (na qual guardamos por exemplo dados biográficos) estão localizadas em partes diferentes do nosso cérebro. Os estímulos provenientes dos nossos orgãos dos sentidos, tomemos a visão por exemplo, são conduzidas a alta velocidade para o centro de memória a curto prazo, onde é "decidido" se tal informação é importante o suficiente para se tornar uma memória a longo prazo ou se deve ser ignorada e esquecida. Este é o caminho previsível.
Mas se essa informação de alguma maneira se perdesse para ir parar ao centro de memória a longo prazo, o cérebro interpretaria isto como uma indicação de que a imagem à nossa frente era uma recordação anterior, já que é naquele centro que elas são arquivadas, criando a ilusão de já ter experienciado aquela situação, que caracteriza o deja vu.
Diáriamente o nosso cérebro processa biliões de estímulos, e se pensarmos que aquela sensação de já ter experienciado ocorre muito de vez em quando, chegamos à conclusão que 1 erro de condução no meio de quaquilhões (termo emprestado do Tio Patinhas) é realmente uma marca estupenda.




Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker