<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 08, 2004

Propriedade Humana 

No trilho para a individualização do sujeito perante os seus criadores, foi necessário criar uma declaração de auto-propriedade que excluissem todos os direitos destes sobre si. Começando por se destacar deles pelo vestuário, pelos gostos e pelas atitudes, a princípio de maneira sobre-vincada, até que finalmente o novo "Eu" está formado e a unidade assegurada.
Individuais perante o mundo, também as regras sociais foram modificadas por ideiais que se queriam únicos, para que a desmarcação fosse acentuada não só dos criadores, como também da sociedade que criara e regera o seu "Eu" em situações de grupo. A posse de si estava agora completa.
Sem o saber, à medida que a raiva de mudança acentava no conforto de uma tarefa concluída, paralelos entre si e os restantes eram traçados com diferenças cada vez mais ténues, se bem que nunca iguais.
A atitude de libertação no entanto não estava satisfeita, encontrava-se pronta a disparar ao sinal de ameaça, de imposição que pudesse ser rechaçada sem consequências demasiado graves. Protegia-se agora com as regras ditadas pela sociedade que combatera, e fazia delas um exemplo para afirmar a sua capacidade e auto-determinação enquanto pessoa livre.
O domínio de si legou-o aos seus. Os descendentes tornaram-se propriedade sua, longe do domínio de tudo o resto, aquele ser era uma parte de si, e como tal, era ele. Sua própria propriedade, ele seu único legislador.
Erro.
Nunca fomos propriedade senão de nós próprios, julgados pelos outros como propriedade sua por nos terem criado. Não há propriedade livre que se tenha que soltar e tornar livre do seu dominador. Nascemos para o ser. Nascemos sendo-o. Dependentes... mas livres. Sempre. Para sempre.
A negação da nossa liberdade, do nosso potencial para ser livres é um atentado a cada homem e mulher que já nasceu e se tornou. A negação do ser. A proibição do ser por um ser que já o é.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker