<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, maio 25, 2005

Aprender a Pescar 

É legítimo o esforço feito pelos educadores de criar uma criança de um estado de suposto vazio para um monumento andante e falante da cultura científica, social, etc.. Muito deve aborrecer os detentores de factos passados a resistência de um indivíduo que tudo querendo aprender, tudo sente necessidade de questionar. Este desejo de aprender por experiência é mal interpretado como casmurrice e má vontade, e mais pressão é aplicada para que a alma questionante abrace explicações convencionais para que acompanhe o comboio em movimento. Não que se negue de todo o triunfo da questão, mas relega-se esse espaço de inovação a uma altura em que o sujeito já tudo saiba até aquele ponto, para que, com credibilidade de quem aprendeu, questione aquilo que aprendeu.
Ou seja...
Come tudo tudo tudo, que se no final não gostares, não comes o que já comeste.
Se toda a construção cientifica se fez a partir do nada, foi feita por notáveis que nada sabiam e questionaram de facto crenças antigas, porquê negar o que pode bem ser a reedição de uma fórmula de sucesso?.. Exactamente porque deu tanto trabalho a gente que tanto se esforçou para atingir o que no fim se vê ser uma teoria insatisfatória e por cada cientista se ver no papel do trabalhador que sofre pelo seu ofício, que se relaciona e incorpora o cientista ofendido pela correcção de quem nada sabendo, tudo viu, um passo atrás de todos os outros mas consequentemente com uma vista panorâmica da problemática. Custa desmistificar heróis. Custa saber que se perdeu uma vida a procurar uma sombra, quando a figura descansava ao lado, apenas para ser encontrada por quem não a procurava e nela tropeçou.
O acaso, já o deviam saber, é o professor por excelência.
Por isso, e se tudo faz sentido..
Como garantir que os pais sabem mais acerca da educação do filho, que o próprio?
Ou talvez.. porquê garantir? Ou mesmo.. garantias para quê?
Um abertura a instrucções, uma educação de parte a parte é a ferramenta ideal para uma construção com a moral sob pano de fundo.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker