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segunda-feira, junho 06, 2005

A Velha Escola, A Velha História 

Não há dedos das mãos e dos pés que consigam contar o número de reprovados do 12º que estão retidos por não terem conseguido fazer matemática do dito ano. Isto se chegarem ao último ano do secundário, já que são bombardeados e obrigados a lidar com o seu insucesso naquela disciplina em particular, se chegarem a ser retidos no 12º é porque conseguiram lidar com as oscilações do mau e do menos mau de metade dos alunos do que agora se vai tornar o ensino obrigatório.
Não há como entender um ensino que chama cada vez mais jovens para o mundo universitário ou pelo menos acabar o 12º ano para subirmos mais uns degraus nas estatísticas europeias que se nos tinham junto à lage, com a entrada dos países de leste, tiveram que abrir um buraco no chão só para terem onde nos meter. Nem se trata da utilidade da matemática! A matemática é como dizia o meu explicador de fisico-quimica "o equivalente a levantar pesos para fortalecer os músculos". Mas o ensino tal e qual está não é aliciante para os alunos e pior que isso, o ensino da matemática qual está, desmoraliza os alunos, que se convencem que a escola foi até onde podia ir porque não se entendem com os números, e lá se tornam eles um número na secretária do ministério da educação. Esta baixa do auto-conceito académico fecha uma porta a alunos que até podem ser material universitário, mas a quem é barrado o acesso a um ensino superior onde figuram personagens que se jogaram para outros agrupamentos onde a matemática não era factor de avaliação e andam a fazer (também eles) número nas universidades, institutos e politécnicos de Portugal.
Nem quero entrar no caso dos alunos que não têm média para os cursos mas que fariam melhor figura nesses meandros!
Está estabelecido que há vários tipos de inteligências, a matemática é UMA! Não dá para perceber porque é que não há situações para os alunos que queiram frequentar cursos com matemáticas e outros que não necessitem dela!
Há qualquer coisa assim...
Há escolher o agrupamento que exclui as disciplinas a que somos mais fracos.. mas também há outra coisa... erros de julgamento por parte dos alunos, mas que hão-de fazer? Começar de novo do 10º? E ainda outra.. falta de aconselhamento na altura de escolher os cursos.
Nem todos os que acabam o merecem. Nem todos os que não acabam merecem. Nem todos os que entram na universidade o merecem. Nem todos os que ficam de fora são menos qualificados...
Que ensino é este?

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