<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, julho 08, 2005

Londres, 2005 

Não é possível ficar indiferente a assuntos correntes tão próximos de casa como as bombas de Londres, supostamente activadas por membros de uma organização secreta islâmica decorrente d'A Base do costume.
No entanto não o posso contar como um ataque aos cidadãos de Londres, mas antes uma represália descrita nos mesmos termos da ofensa que levou a essa represália.
Não se fazem especiais de notícias com civis mortos em teatros de guerra onde intervêm forças inglesas e seus aliados siameses, os americanos. Quando o fazem, a imprensa ocidental, apesar de os considerar não só não lhes dá o mesmo tempo de antena como lhe torce o nariz e desconfia de propaganda islâmica para chocar civis dos países atacantes, para que desta maneira lhes apliquem pressão e a guerra termine quanto antes. Mas nada disto acontece porque todos se mantêm fieis crendo que todo o mal que levamos sobre este povo é para seu próprio bem e que no final nos agradecerão.
Paternalismo. Desconsideração. Alienação.
Mas as marcas de sangue são infectadas por um fundamentalismo que sempre desconfiou dos infiéis. E se um homem por si já deseja a vingança, um homem doutrinado considera-a seu direito aos olhos de Deus.
Pondo de parte o facto do manchar de uma religião, têm direito a inflingir sobre nós o que sobre si estão a sentir.
Não temos que gostar. Não temos que calar a nossa revolta em reacção a estes ataques cobardes e violentos, mas... nem deles devia ser esperada uma inércia concordante.


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker