<$BlogRSDUrl$>

domingo, março 19, 2006

Coup 

Estes franceses estão loucos.
Depois de motins que duraram semanas e consumiram centenas de automóveis e fragilizaram a autoridade responsável pela contenção social, os franceses, especialmente os mais jovens, voltaram à rua com cocktails para incendiar carros de gente que não só não promolgou a lei como também não concorda necessariamente com ela.
Ou seja, para mostrar o seu desagrado, o povo parece recorrer à auto-mutilação.
A nova lei do trabalho aprovada em principios de Março é dirigida a jovens que procuram o primeiro emprego, estimulando as empresas a contratar essa nova força com a possibilidade de os despedir com justa causa ao final de 2 anos de contrato. Condição que a juventude francesa considera precária. Tudo bem que sem esta lei, passariam esses 2 anos a anhar, dada a apetência pela experiência por parte das entidades patronais. Mas outros há que conseguiriam por mérito uma condição de emprego, e se sujeitam assim ao despedimento arbitrário e possivelmente uma situação de trabalho precário, onde são usados para tudo quanto é tarefa desinteressante, sob ameaça de despedimento institucionalmente sancionado em vez do habitual "trata-o abaixo de besta para ver se se despede".
Eu ou não percebi as implicações desta lei, ou sou um fascista, mas esta lei, socialmente falando, não me parece tão má que vá justificar motins com este nível de violência e prejuízo, que não afecta directamente o governo, mas as outras bestas de trabalho. Quanto a mim só mostra a imaturidade da revolução. Mostra que o descontentamento não tem uma cara. Quando é claro que tem... Villepin e o ministro do interior ditador e xenófobo.
Mas uma coisa é certa... tem um maior impacto que uma marcha Rossio abaixo.

Heis uma actividade lúdica.
Descubra as diferenças:


Maio 1968



Março 2006

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker