<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, março 16, 2006

A CRISE ACABOU! passa palavra... 

A febre da OPA fez levantar o índice da bolsa de lisboa para valores que não se observavam há 5 anos.
As acções da PT subiram que se fartaram quando foi sabido que o grupo Sonae a pretendia domesticar e agora as acções do BPI e do Millenium valorizam-se como nunca.
Em ambas as ocasiões as OPAs foram consideradas hostis. Isto remete ao desconhecido.
É que a possibilidade de ganhar dinheiro pela especulação, comprando agora acções que depois da OPA ficarão a valer mais, e vende-las nessa altura com um lucro, é simpática.
Os conselheiros financeiros nunca se sentiram tão potentes e nunca foi tão fácil atrair o português médio para a bolsa, porque com toda a cobertura mediática, parece que começou a chover dinheiro e ainda vem aí trovoada.
Não.
A precipitação com que se lançam para esta operação faz esquecer que ainda vai ser preciso chegarem as nuvens lá de casa do caraças, que é o mesmo que dizer que os trâmites legais têm de ser cumpridos e este sonho de bolsa vai-se tornar em pouco tempo o sonho molhado da burocracia, com pareceres legais que quando estiverem completos já as pessoas se cansaram de esperar e ver as acções a cairem depois do entusiasmo inicial e já as venderam enquanto ainda chega para comprar o jornal económico. E a venda em massa faz o quê às acções?
A alegria com que se comenta a entrada da nossa bolsa no top 10 mundial, parece que grita que a crise acabou e que se assistem a tempos que permitem aventuras!
Heis uma teoria rebuscada... suponhamos que a confiança que daqui advém estimula o consumidor a investir no seu conforto e lazer nesta aparente época de mudança, aonde vão eles buscar o dinheiro? Sabe Sócrates que não é à sua carteira. O juros andam... interessantes.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker