<$BlogRSDUrl$>

domingo, julho 20, 2008

Direito Canónico 

O Papa veio pedir desculpa pelos abusos pedófilos dos seus padres.
Escusou-se no entanto a pedir desculpa pelos padres que apalpam, assediam ou de outra forma importunam com temáticas sexuais os transeundes das suas igrejas. Justificaram os seus assistentes que o importunar de adultos é um escape aceitável à proposta irrascível de se negarem ao sexo por toda a vida.

Apesar de muita gente bater palmas a este gesto, afinal de contas toda a gente se lembra de quantas décadas foram precisas para pedirem desculpas ao mundo por não terem tomado uma posição firme contra o regime Nazi. Agora parece que demoraram relativamente pouco tempo a pedir desculpas. O preocupante é pensar que estes abusos não iniciaram nem terminaram com a descoberta daqueles casos. Já vêm de trás (passo a expressão) e continuarão a ter expressão no futuro.

Então porquê pedir desculpa? Porque desde que aquele episódio da Ally McBeal foi para o ar em que o puto mete a igreja em tribunal, o Vaticano já tem mais advogados para se proteger do que propriamente padres. Aliás, o seminário inclui actualmente uma vertente legal muito significativa e pondera-se a obrigatoriedade dos fieis a assinar uma declaração em como não processarão a igreja na eventualidade de penetrações ilícitas e/ou sem provocação.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker